quinta-feira, 23 de agosto de 2007

OPNIÃO PESSOAL


A educação religiosa nas escolas deve ser respeitada de forma que o educador respeite as demais religiões. Trabalhando a origem das religiões, quebrando preconceito e valorizando a pluralidade cultural e religiosa em nosso país.
Também ajudando os alunos á questionar o que está a seu redor, suas atitudes, respeito pela liberdade de culto.A educação religiosa nas escolas só vai trazer o bem, pois dá os fundamentos éticos na vida do ser humano.
Chega de tantos desatinos, tanta falta de respeito.Eu me recordo quando se tinha aula de: Religião, Moral e Cívica, e OSPB, havia mais civilidade nos nossos estudantes de qualquer idade,naquela época o ensino religioso levava o ser humano a conhecer os limites de ser livres.Saber que existia um Deus que tudo podia, levava os alunos a questionar entre o certo e o errado, ensinava a refletir a conduta, tanto na escola como no seu lar. Por isso ao contrário da elite brasileira que é contra a educação religiosa nesse país , eu tenho a esperança de um dia esse país , que eles chamam de democrático, globalizado não tire o que o pobre tem de graça , que é a fé em um ser superior, que ameniza o seu sofrimento e que é chamado Jesus Cristo . Pois essa mesma elite que é contra esse ensino nas escolas , no entanto colocam seus filhos nas melhores escolas do nosso estado , como por exemplo : Colégio Antonio Vieira , Colégio Maristas , Colégio Salesiano , Instituto Social da Bahia ( ISBA ), dentre outros. Todos esses colégios tem ensino religioso direcionado para a Igreja Católica , e essa mesma elite não é contra. Sendo que a educação religiosa tem como objetivo falar de um Deus que traz a paz , o amor , a confraternização , o companherismo , trabalha com a ética a moral do ser humano ,levantando a auto- estima e acreditar no cristianismo puro e verdadeiro , pois Cristo não tem e nunca teve religião.

Um comentário:

CasaemArembepe disse...

Mas também se pode falar de ética e moral, num tornar-se um ser humano melhor, sem viés religioso. Basta que pensemos na Grécia antiga, em Sócrates e na ética que ali surgia e, ao contrário, era um posicionamento que se opunha ao pensamento mítico. E a reflexão ética surgiu ali. É possível ser ético sem religião. Eu, particularmente, não acho que a escola pública, laica que é, deva ter educação religiosa, orientação religiosa. Compete à família e esta precisa ter discernimento para não obrigar uma criança a ter uma orientação religiosa que é escolha da família e não dela. Tratar da história das religiões, todas elas, da sua finalidade,inclusive política, acho imprescindível. A História e a Filosofia podem fazer isto.
Mas se tem educação religiosa nas escolas públicas, que seja com professores que tenham este discernimento que você expressa.
Um grande abraço para você.
Josely.